sábado, 1 de junho de 2013

Rock e moda, amor eterno ♥ † Parte 2


Então gente, como já falei.. Vou falar sobre cada década e hoje é a de 60. Já vimos que quem marcou os anos 50 foi o Elvis, e as jaquetas dele foram adotadas por Bob Dylan.. No começo dos anos 60 a influência do folk no rock imperava nos EUA, principalmente com Bob. Faziam parte dos looks dele as botas de cowboy, camisas, jaquetas de camurça ou couro, calças e ternos curtos e grudados no corpo. Aparentemente ele nem ligava pra moda, mas Bob acabou se tornando um ícone que teve seu visual marcado pelos cabelos desgrenhados e pelo óculos Wayfarer, lançado em 52 pela Ray-Ban, que ficou mundialmente conhecido como seu acessório principal. 




Em 1964 veio a invasão inglesa e o mundo conheceu os Beatles, então jovens meninos com cabelos arrumadinhos que se tornaram ídolos adolescentes.Junto com eles também apareciam os Rolling Stones e o The Who, representando a juventude inglesa que gostava de rock. O visual era legal e moderno para época (e super retrô hoje em dia): Ternos acinturados e coloridos, calças ajustadas e gravatas fininhas. No entanto, alguns anos depois começaram a deixar a barba crescer e mudaram suas roupas, prenunciando as várias transformações que ocorreram no final desta década tanto na música quanto na própria sociedade. 



No final dos anos 60 o rock aumentou o som da guitarra e já era um estilo de vida, virando a bandeira para a geração hippie que mudou a maneira de pensar e se vestir. A regra era a liberdade total. Enquanto as meninas já usavam minissaia, roupas de inspiração indiana e milhares de acessórios, os meninos exibiam calças apertadas, principalmente de couro e veludo, camisetas estampadas e tingidas (que eu sou super a favor até hoje), cabelos grandes e botas. O jeans, que vinha flertando com o rock desde os primórdios, agora era usado no famoso estilo “boca de sina ou boca larga”. Janis Joplin, Jimi Hendrix e Jim Morrison foram importantes representantes do movimento, mas em 69, quando aconteceu o Festival de Música e Ates de Woodstock quase todos os músicos surgidos no início dos anos 60 tinham sido influenciados pelo new look, enquanto no Brasil os Mutantes eram a grande expressão musical.






Então galera, espero que tenham gostado! Amanhã tem mais :*



Nenhum comentário:

Postar um comentário